Número total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de julho de 2007

O figurão e os figurantes!...


Acabei de ver num telejornal das 20 horas e juro que não sonhei.
De forma solene e com pompa e circunstância, Sócrates e a Ministra da Educação deram início ao denominado creio que “plano tecnológico das escolas”.
Numa sala, perante uma turma com alunos, aí dos seus dez anos, e vários circunstantes, Sócrates e a Ministra discursaram. Um aluno foi chamado e fez uns rabiscos no quadro electrónico, a exemplificar o seu potencial pedagógico.
Toda a gente sorria e tudo terminaria em bem, se o jornalista não fosse demasiado abelhudo. É que se lembrou de perguntar a um aluno por que razão estava ali. Ingenuamente respondeu que a mãe tinha recebido uma chamada de uma empresa para o contratar e recebia 30 euros pela presença. Assim como os outros.
Assim é que é bonito, profissionalismo acima de tudo. Não mais haverá vaias nem assobios. Preserva-se o figurão e ganham os figurantes!...
Adenda: Acabei de aprender agora que os figurantes foram contratados pela agência de casting da NBP, produtora de programas de televisão, especialmente novelas...

19 comentários:

Anónimo disse...

Bom, prova-se que funciona!
Tal como na celebração da vitória de António Costa no Altis também neste caso a sala ficou composta...

Rui Fonseca disse...

Inacreditável, meu caro Pinho Cardão.

Tão inacreditável que, com a devida vénia, vou transcrever para as minhas palavras cruzadas.

Torquato da Luz disse...

Também vi (e ouvi) e fiquei siderado.
A falta de vergonha desta gente não tem limites. O mesmo se passa, pelos vistos, com a nossa capacidade de surpresa.
Um forte abraço, caro Cardão.

henrique disse...

Os senhores do lápis azul estavam a dormitar, vai daí que este episódio lá passou com os sorrisos amarelos. O mais amarelado era o do sr. secretário de estado da educação. Mudou-se rapidamente de assunto, nem que para tal o sr. primeiro-ministro viesse a delatar os seus professores que em tempos com outros quadros, não interactivos ao desenharem uma figura geométrica ela não se parecia com tal. Ora aqui já vemos o calibre do autor. Com uma especialidade de desenho "técnico", deve desenhar tão igual aos do computador. Enfim, um retrato politiquez do país.

Tonibler disse...

eheheh, grande bronca! E quem é que pagou à empresa para pagar à mãe da criança? O OE!

Anónimo disse...

Estes políticos não sentem vergonha, nem culpa, nem embaraço, porque o seu "jogo" não é fazer, é convencer, é iludir, é ludibriar... Os meios pouco importam à luz dos fins que os justificam!
Felizmente, ainda há quem se indigne, quem reaja perante o impudor da manipulação sem escrúpulos, sem limites. A verdade, hoje, confunde-se com a ficção. Daria vontade de rir não fora a aspereza da vida dos indigentes que sofrem com a realidade que não pode ser virtual.

Suzana Toscano disse...

Ainda bem que não liguei a televisão. Parece que também havia uma atracção especial às 8h da noite... Mas isso que o Pinho Cardão conta é surrealista!

Bartolomeu disse...

Tal e qual como o nosso amigo Felix comenta, também sinto que aquilo que verdadeiramente importa a este governo, é fazer parecer, para que fácilmente este ingénuo povo acredite. E assim, entre faz-de-contas, lá vão levando a água ao seu moínho, plácida e abusivamente.

Anthrax disse...

Eu não acredito que vós, ilustres comentadores, não viram tal obra prima! :))

Foi lindo!

O "puto", com o ar mais normal da vida, a dizer "Fomos contratados para estar aqui". Foi um verdadeiro momento Zen à hora do jantar. Muito hilariante também.

Agora, foi uma vergonha, lá isso foi. De qualquer maneira, a culpa foi do tipo que organizou aquela pangaiada toda, porque não instruiu as criancinhas para não responderem a perguntas dos jornalistas. :)))

Mas, uma vez conseguido ultrapassar o rídiculo da situação, isto de surreal não tem nada. Agora, as pessoas é que, há já mais de 30 anos, que não estão habituadas a ver isto. A táctica, essa, já é muito velhinha e costuma ser bem sucedida.

Pinho Cardão disse...

Caros Felix Esménio e Henrique:
Sejam bem reaparecidos!...

Caro Anthrax:
Eu creio que pelo menos alguns dos "alunos" foram instruídos. Há uma imagem em que o miúdo que estava ao lado de um dos que foram entrevistados até pôs as mãos a tapar a cara, quando ouviu o colega a dizer que tinham sido contratados, assim ao jeito de que estava a presenciar a enorme "gafe" em que estava a incorrer...

Anthrax disse...

Não reparei nesse detalhe, bolas!

Tenho de ir à procura do vídeo disso. É que esta é bem pior do que a dos autocarros do "Alandroal" nas eleições intercalares. :))

nikonman disse...

Destacado na Praça!

Anthrax disse...

Sou eu outra vez!

Já encontrei o vídeo.

Para quem não viu o "Casting Tecnológico", já podem ir ver ao http://diariodoanthrax.blogspot.com

Pinho Cardão disse...

Caro Anthrax:
A cena que descrevi foi passada por uma outra estação.

Marco disse...

Isto é fantástico, uns senhores de idade no Altis, umas crianças lindas (escolhidas e pagas)... não sei se hei-de rir ou chorar . Que ridiculo se tornou este governo e nós sempre a pagar...

Anthrax disse...

Caro Dr. PC,

Por acaso, a notícia que vi também creio que foi noutra estação mas, no youtube só estava disponível esta versão.

Assim como assim, também é elucidativa embora não tão "espectacular".

Agora, estou aqui a pensar... será que também contratam figurantes para outras coisas?

Anthrax disse...

Pois... sou eu outra vez...

Já encontrei o outro vídeo. Agora já lá estão 2.

Zig disse...

Caramba! 30€! Ali foram meia dúzia de crianças, imagino quanto o PS gastou no "comíssio" da vitória das intercalares em Lisboa!

nikonman disse...

A reportagem da SIC é bem mais significativa! Esqueceram-se de colocar os assessores de imprensa junto às crianças!!!!