Número total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Uma choldra!...

"Carmona…envergonhou Lisboa e a sua Câmara Municipal; mergulhou-a em suspeições, favoritismos e velhacarias; destruiu o PSD na capital; está ainda amarrado a processos judiciais…
Ninguém duvida de que Carmona e os seus vereadores colocariam ao serviço do PS os mesmos talentos que usaram com o PSD, envenenando a próxima vereação com a sua incompetência, os seus processos pendentes…"

Rui Tavares no Público de 16 de Julho, comentando os resultados eleitorais no artigo Derrotados e indecorosos. RT é comentarista residente, com direito a fotografia a encimar o comentário.

Juízo arrogante, abusivo e sem apelo de quem ocupa espaço nobre de um jornal de referência. E assim os arguidos continuam a passar a condenados, sem que os verdadeiros Tribunais se pronunciem. Assim se promovem e ampliam os julgamentos populares.
Aí temos os nossos líderes de opinião.
Uma choldra, já dizia o Eça!...

27 comentários:

Tonibler disse...

Em Portugal damos demasiada importância à elevação da conversa e muito pouca à elevação de carácter. Se o Carmona Rodrigues chamasse, publicamente ou em direito de resposta, os nomes que este Tavares merecia, talvez o jornal deixasse de ser de referência ou o Tavares passasse a escrever no "Dica".
Reles. Reles é a palavra que me vem à cabeça sobre quem escreve uma coisa destas.

Virus disse...

Pois... com peças destas no PSD quem é que se admira do estado em que o partido está?!...

Mais um senhor para quem Arguido=Acusado=Condenado, sem qualquer noção de que cada palavra tem o seu significado (está bem claro no dicionário) e tem o seu tempo na duração de um processo, tenha ele sido instaurado com base em suspeitas legítimas ou inventadas.

Bom, fora esse aspecto este é um daqueles tipicos que quando "the shit hits the fan" a culpa é sempre dos outros, e nunca olha para ele a pensar "Hmm!!!...Que posso eu ter feito de errado para isto acontecer?". Mais um sábio detentor da verdade absoluta.

Com elementos destes o PSD nunca mais se renovará, e nunca mais terá qualquer hipótese de se afirmar como verdadeira alternativa ao actual estado das coisas... Se já acham que as coisas estão más com estes PS's imaginem o que seria com estes PSD's!

Bartolomeu disse...

Uma verdadeira choldra, diz muitíssimo bem. Coitado daquele que lhes estiver no percurso da rede.
E no caso, nem podemos rogar que se aplique aqule antigo ditado "quem com ferro mata, com ferro morre", os "artistas", aproveitadores da famigerada lei de liberdade de imprensa, cuja foi aprovada com a finalidade de poder ser fornecida à opinião pública, toda a notícia séria e fundamentada, sem que a mesma empecasse na censura, escapam-se com enguias aos processos por difamação.
Nem me arrisco a supor que os tribunais temam a sua histeria "informativa".

SC disse...

Escreve, assim, agora, tão "assertivo" quando o homem perdeu e já não tem poder algum. Escreveria, também assim, há um ano atrás?...
Não tarda o veremos acessor de imprensa, pr'aí, em qualquer "quintarola"!
Isto faz sentido, temos de convir...

Anthrax disse...

Mas quem é o Rui Tavares? "Other than" o tipo que "okupa" o "espaço nobre" no Público.

É alguém importante?

cmonteiro disse...

Não compreendo... Se o tal Rui Tavares tivesse dito alguma mentira, ainda seria condenável... Ligar mais à forma do que à substância resulta nos brandos costumes que nos caracterizam. Aliás, foi o meu camarada Toni que disse que chamar os bois pelos nomes em vez de estar com falinhas mansas, disseca, clarifica, faz sobressair o essencial.

Não é?...

Tonibler disse...

Camarada Monteiro,

"Envergonhou" é pôr sentimentos em terceiros."Suspeições" é correcto, "Velhacaria" é acusação, "favoritismos" também.

Chamar os bois pelos nomes é assumir a responsabilidade por uma opinião. Este Rui Tavares, vai preso se se provar que não houve favoritismos ou velhacarias?

cmonteiro disse...

O visado pelo Rui Tavares já lhe pôs algum processo em cima pelo que ele escreveu?...

A ver vamos, como diz o ceguinho...

Anthrax disse...

Só se tiver morto a família toda à machadada, com requintes de malvadez e se for reincidente, caso contrário fica com termo de identidade e residência e pode apresentar-se todas as semanas na esquadra da polícia mais próxima de casa, podendo fazer a sua vidinha normalmente.

cmonteiro disse...

Isso seria no caso de um crime público, caro camarada Anthrax.

Aqui depende de queixa do visado, que cumprindo a máxima de "quem não se sente (...)" deverá apresentar uma queixa dentro em breve, se estiver tão indignado como os meus caros com as palavras do Rui Tavares.

Vamos todos esperar, vamos?...

Anthrax disse...

Má gestão de fundos públicos também é crime e ainda não vi ninguém cumprir uma pena de prisão efectiva por causa disso.

Tirando isso, não me vou pronunciar sobre os "alegados" impropérios da criatura porque "não me sinto" e porque acho que há um "outro responsável", pelo que aconteceu na CML.

Virus disse...

Deixa-me adivinhar Anthrax, o "outro responsável" é o M&M?

Por último diga quem quiser o que quiser e quando quiser mas o "inteligente" do Rui Tavares ainda não percebeu que quem destruiu o PSD na capital são os mesmos que o destruiram no plano nacional, e aí quem é que ele culpa? A 4R? O PSL? O LFM? O Socrates?

Bom... alguém há-de ser... menos os invertebrados que o dirigem!

Aliás esse é o principio aplicado por quem está na política... por isso é que quando chegam ao Governo quando alguma coisa corre mal a culpa é sempre dos que vieram atrás e dos que estão à frente (os receptores das políticas inventadas), nunca de quem as inventa...

PS-Já agora essa do processo de difamação ainda custaria ao Carmona pelo menos mais 200 EUR só para arrancar com a queixa, além de ter de arranjar um advogado... por quem é e pelo que é nem sei se vale a pena...

Anthrax disse...

O Amarelinho, com amendoín por dentro.

Not bad, not bad...

É terrível quando é a máquina a controlar a pessoa e não a pessoa a controlar a máquina.

Falando nisso, agora, estão a discutir no Opinião Pública "A crise no PSD".

O pessoal tem ideias «muita giras».

Rui Fonseca disse...

Mau Caro Pinho Cardão,

Antes de mais felicito-te pelas palmas que já recebeste hoje. Eu nem pensava contraditar-te e muito menos propor-me como advogado de defesa do Tavares, que não me encomendou o encargo.

Contudo, e não rebatendo os teus argumentos para cascar no colunista, queria dizer-te que não me parece que o Carmona tenha grande defesa. É um homem que se pretende independente mas aproveitou-se do amigo dele, o Pedro que lhe deu poleiro, e agora do Mendes, e fez um manguito a cada um deles.

Pode ser muito sério, mas a mim não me parece.

Pelo erro da escolha já está a pagar o PSD, e o Mendes já tem a pagamento a factura das favas.

Quanto ao julgamento popular, deixa-me que te diga, meu amigo que a Justiça em Portugal não está a dar garantias mínimas inerentes a um estado de direito.

Mesmo que, do embrulho Bragaparques, resulte a absolvição de todo o molho de bróculos, o povão concluirá sempre, mal ou bem, mas a culpa não é dele, que nesta terra só vão presos os que têm as pernas curtas.

Aliás, até grandes juristas já têm dito o mesmo. O povão nestas coisas limita-se a dizer o que ouve.

Pinho Cardão disse...

Caro Rui:
Condenso aqui o que podia também responder ao C.Monteiro e a outros ilustres comentadores deste texto.
A questão fundamental não é o juízo de valor que o cronista do Público possa fazer dos malefícios ou benefícios que Carmona possa ter trazido para o PSD. É lá com ele!...
A questão essencial é aquela que o Vírus muito bem colocou. Ao aludir, e ao modo como aludiu, aos processos pendentes, o cronista está a assimilar e a igualar Arguido=Acusado=Condenado, não dando qualquer benefício de dúvida. Substituindo-se à justiça.
E isto é grave, seja o arguído socialista, social-democrata, comunista, bloquista, centrista, independente ou o quer que seja. Trata-se afinal de um cidadão que não pode ser culpabilizado de actos criminosos antes de ser julgado. E foi o que mais uma vez aconteceu. Num estado de direito, não é a comunicação social nem o povo que julga, mas os Tribunais.
Pelo menos, ainda penso que seja assim!...

rui f. disse...

Também acho.

Só que "quando os lobos julgam a justiça uiva"

rui tavares disse...

muito boa noite a todos. vamos esmiuçar frase a frase.

Carmona...

"...envergonhou Lisboa e a sua Câmara Municipal"

é a minha opinião. senti vergonha ao ver Lisboa ser sujeita a estas diabruras. outras pessoas, incluindo o autor do post, não terão sentido. creio que, visto do exterior, Lisboa e a CML saíram envergonhadas.

"...mergulhou-a em suspeições"

uma constatação, aliás incontestável.

"...favoritismos"

o que foi o episódio que deu origem à saida de Maria José Nogueira Pinto, por causa de um mero administrador?

"...e velhacarias"

idem. e as insinuações entre vereadores? e a falta de autoridade sobre a sua equipa? e a guerrilha interna? e a maneira como tramou marques mendes?


"...destruiu o PSD na capital"

palavras para quê?


"...está ainda amarrado a processos judiciais…"

e não está? será isso um pormenor, agora que a câmara começa uma fase nova? ou queremos passar outra vez pelo mesmo?

"Ninguém duvida de que Carmona e os seus vereadores colocariam ao serviço do PS os mesmos talentos que usaram com o PSD"

aqui confesso o meu erro; pelos vistos ainda há quem duvide!

"...envenenando a próxima vereação com a sua incompetência, os seus processos pendentes…"

quanto à incompetência é uma conclusão minha, que eu assumo: penso que está abundantemente provada pelos factos. quanto aos processos pendentes: serão eles uma mais valia? imagine que carmona (e gabriela) ganham pelouros importantes na próxima câmara. não seria essa vereação contaminada pelos processos?

não confundo arguido e condenado; sempre disse que Carmona (para mim) era como se fosse inocente. sempre escrevi (enquanto ele foi presidente) que ele era um péssimo presidente. desde que a sua equipa se desfez que eu defendo que ele teria de se demitir. são avaliações políticas, (e não jurídicas, que essas não me cabem).

para avaliações políticas a primeira condição é: cair na real. ainda me espanta que alguém tenha ilusões sobre carmona e não queira tirar as lições disto tudo.

Um abraço e obrigado pela atenção

Tonibler disse...

Tavares,

"Envergonhou" não é "envergonhou-me". "Mergulhou-a" significa que não ficou nada à vista tirando "suspeições". "Favoritismo" é atribuir um carácter ilícito a uma escolha. "Velhacarias" é pura acusação.

E podia continuar por aí fora. Seja, pelo menos, honesto.

Anónimo disse...

Tentos comentários, mas tanta espuma, espuma.

Tantos equívocos, processos pendentes, com antecedentes, gente séria mas não tanto, etc.

Afastemos a espuma:

- O Carmona não será um líder, mas é trabalhador e tentava por a máquina a trabalhar. Eu tenho relações com a CML e sou testemunha destes factos. Mas, os Presidentes disponíveis terão sempre pontos fortes e fracos.

- A CML é uma estrutura ingovernável, co-gorvernada por todos os partidos políticos. Só a ingenuidade da Roseta a colocaria a funcionar;

- Hoje mesmo, tentei que me fosse passada uma licença de construção, um papel, já que todo o processo já foi entregue e as taxas pagas. O Eng. A foi de férias e não era possível, mas pedi à Directora e ela nomeou o Eng. B. Após ligação telefónica à ajudante C do Eng. B, percebi que o mesma ainda não tinha chegado, mas quem iria resolver era o Eng. D. Pedi de imediato o telefone (pois não há lugar a transferências) e em conversa com o tal Eng. D, o mesmo referiu que já tinha tratado do assunto, mas eu deveria falar com a ajudante E para realmente obter a licença.

Um momento, que vou agora ligar à ajudante E e já lhes conto o episódio seguinte.

Depois do telefonema:
Afinal a ajudante E não tinha nada a ver, era a colega F.
Fico então à aguardar que me liguem para levantar a licença

ISTO É A CML O RESTO É ESPUMA!!

Anthrax disse...

Ai, que o homem acordou!

Bem que me podiam ter avisado que o dono do artigo também andava por aqui, não é... amiguinhos da onça!

É claro que o rapaz está aborrecido, fartaram-se de lhe dar na cabeça. Por isso, deixem-me botar água na fervura, tá?

Caro Rui,

Digo-lhe já que não faço a menor ideia com quem estou a falar, nem sei o que é que faz na vida (além de escrever artigos no público). Também não tenho que saber e vou meter os dedos nos ouvidos se me quiser contar. Assim, uma vez ultrapassada esta questão inicial, devo dizer-lhe que se anteriormente não achava nada em relação em relação às suas palavras, agora já acho.

Acho que, para ter vindo aqui "esmiuçar frase a frase" é porque, meteu o pézinho na poça. Qualquer pessoa que domine as técnicas de comunicação sabe, que uma das primeiras regras é «Quem justifica perde» e isso foi o que o Rui acabou de fazer. Se estivesse, absolutamente, convicto do que havia escrito a sua intervenção, aqui neste forúm, teria sido feita de outra maneira.

No entanto, não foi isso que aconteceu e ao pretender esmiuçar as frases mais polémicas do seu artigo, continua a utilizar a adjectivação como maior argumento de defesa. Expressões como "guerrilha interna", "tramou", "envergonhou", "envenenou", são bonitas de utilizar, prendem a atenção dos leitores (e como já viu pela amostra, essa parte funcionou muito bem)mas não são explicativas.

Presumo que ninguém dúvida que o Rui não confunde arguidos com condenados mas, essa não foi a mensagem que transmitiu. Aquilo que fez foi escrever um artigo, que apela a sensações e a sentimentos, utilizando palavras com uma forte componente sensorial. E como sabe, as sensações e sentimentos tem sempre um carácter subjectivo, sendo, inclusivamente, sujeitas a diversas interpretações.

Quanto ao conteúdo em si, não me vou pronunciar (porque tenho a minha própria opinião) mas, tinha de me pronunciar quanto à forma, ao estilo e ao que interpretei da sua intervenção.

Como se costuma dizer, meu caro Rui Tavares, contra factos não há argumentos e uma abordagem mais explicativa e menos adjectivada teria sido, talvez, mais útil. No entanto, isto é apenas uma sugestão. O estilo de cada um é o estilo de cada um.

Virus disse...

Caro tavares,

essa é a visão, legítima, de alguém toldado pela sua ligação partidária e beneficiária da CML e dos lugares políticos que daí provéem.

Agora vamos esmiuçar a frase do ponto de vista dos lisboetas e de quem vota, o povo de Lisboa anónimo:

Carmona...

"...envergonhou Lisboa e a sua Câmara Municipal"

Então e as diabruras do anterior executivo, do PS e até do PSL? Não envergonharam?

A criação de empresas municipais que duplicam ( e em alguns casos triplicam)as tarefas e funções da CML... e já nem falo do buraco jurídico que foi a sua criação e é a sua existência... para "arranjar" mais uns tachos para os boys (do PS e PSD)?! Tachos esses que estiveram na origem das birrinhas que originaram a queda da CML?!

Isso não o envergonha?

"...mergulhou-a em suspeições"

Não se mergulha aquilo que sempre esteve mergulhado... Para isso era preciso que ela estivesse fora de água... Diga-nos (se conhece) um período em que isso tenha acontecido nos últimos 15 anos!...

"...favoritismos"

Confirma, mais uma vez, aquilo que envergonha a CML e aquilo que eu digo no primeiro ponto. Quanto à MJNP sejamos francos... a senhora até é bastante simpática... mas o narcisismo impera por ali... Olhe que eu sei que o senhor sabe que eu sei que você sabe...

"...e velhacarias"

A falta de autoridade sobre a sua equipa teve a ver com o tirar do tapete debaixo dos pés que o rato mickey (M&M) lhe vinha a fazer desde há algum tempo... Só pode haver um galo no galinheiro... e com o M&M a mandar ao mesmo tempo só podia dar bronca. Quanto ao M&M não precisa de ninguém para o tramar... ele faz um excelente trabalho sozinho...


"...destruiu o PSD na capital"

Na capital??? O PSD está destruído em todo o lado... Fizessem lá umas autárquicas agora e iam vêr o "chimbaléu" que levavam... até assobiavam... Essa é de quem nunca saíu do seu jardinzito!

"...está ainda amarrado a processos judiciais…"

Já expliquei que o conceito Arguido=Acusado=Condenado não está correcto.
Se o meu caro quiser arranjam-se já 10 pessoas a fazer queixa que o meu caro foi apanhado a partir carros na via pública e faz-se uma queixa (falsa) na polícia.

Automáticamente passa a ser constuído ARGUIDO com Termo de identidade e residência durante a fase de investigação até o MP decidir se passa a ser ACUSADO e vai a Tribunal para ser CONDENADO.

Isso dá-lhe menos direitos do que a qualquer outro cidadão? O facto de ser ARGUIDO?

Tenha dó!...

"Ninguém duvida de que Carmona e os seus vereadores colocariam ao serviço do PS os mesmos talentos que usaram com o PSD"

E então? O nosso panorama político não está pejado de pessoas que se usam umas às outras em função das suas necessidades políticas?

Então o PS e o PSD são de uma promiscuidade atroz!

"...envenenando a próxima vereação com a sua incompetência, os seus processos pendentes…"

Se ele era assim tão incompetente porque é que mandaram pastar o PSL e o meteram a ele pelo PSD nas últimas eleições? A meu ver incompetente foi quem o escolheu!

Perante isto tudo quem é que tem de cair na real?

PS- Não votei no Carmona nas últimas eleições... e para grande pena minha também não votei no PSD!... Já agora nem no PS (safa)!

rui tavares disse...

Caro tavares,

"essa é a visão, legítima, de alguém toldado pela sua ligação partidária e beneficiária da CML e dos lugares políticos que daí provéem."

para quem se queixa de processos de intenção, esta não poderia ser mais adequada. há demasiada gente nestes comentários que só sabe pensar assim. vocês duvidam que a maioria dos lisboetas (84% fugiram de votar em Carmona) não está toldada pela ligação partidária à CML nem está interessada em lugares políticos e mesmo assim concorda com tudo o que escrevi sobre carmona?

"...envergonhou Lisboa e a sua Câmara Municipal"
Então e as diabruras do anterior executivo, do PS e até do PSL? Não envergonharam?

As de Carmona envergonharam mais ainda. E ele já lá estava com PSL

"...mergulhou-a em suspeições"
Não se mergulha aquilo que sempre esteve mergulhado... Para isso era preciso que ela estivesse fora de água... Diga-nos (se conhece) um período em que isso tenha acontecido nos últimos 15 anos!...

Mergulhou mais fundo ainda. Diga-me você um período em que tenha havido mais suspeições do que durante a presidência de Carmona

"...favoritismos"
Confirma, mais uma vez, aquilo que envergonha a CML e aquilo que eu digo no primeiro ponto. Quanto à MJNP sejamos francos... a senhora até é bastante simpática... mas o narcisismo impera por ali... Olhe que eu sei que o senhor sabe que eu sei que você sabe...

nunca uma coligação se tinha desfeito na praça pública por causa de um administrador. o presidente tem de saber manter a sua equipa. MJNP é esperta, percebeu que estar por perto de Carmona não ia acabar bem. eu também sei aquilo que o senhor sabe, mas não há dúvida de que ela saiu no momento certo.

"...e velhacarias"
A falta de autoridade sobre a sua equipa teve a ver com o tirar do tapete debaixo dos pés que o rato mickey (M&M) lhe vinha a fazer desde há algum tempo... Só pode haver um galo no galinheiro... e com o M&M a mandar ao mesmo tempo só podia dar bronca. Quanto ao M&M não precisa de ninguém para o tramar... ele faz um excelente trabalho sozinho...

não. tanto quanto entendo, a falta de autoridade sobre a sua equipa tem a ver com ser dominado por parte da sua segunda linha de vereadores.

"...destruiu o PSD na capital"
Na capital??? O PSD está destruído em todo o lado... Fizessem lá umas autárquicas agora e iam vêr o "chimbaléu" que levavam... até assobiavam... Essa é de quem nunca saíu do seu jardinzito!

na capital destruiu mais, e de forma mais emblemática. o PSD com 15%?

"...está ainda amarrado a processos judiciais…"
Já expliquei que o conceito Arguido=Acusado=Condenado não está correcto.
Se o meu caro quiser arranjam-se já 10 pessoas a fazer queixa que o meu caro foi apanhado a partir carros na via pública e faz-se uma queixa (falsa) na polícia.

eu não confundo arguido com acusado. nunca pedi que Carmona fosse demitido por causa da Bragaparques. agora diga-me se, depois de eleições, é uma mais valia política estar amarrado a um processo judicial que não é por riscar um carro na via pública mas por causa de um negócio estranhíssimo com a Bragaparques, cujo proprietário já foi pronunciado como corruptor activo.

"Ninguém duvida de que Carmona e os seus vereadores colocariam ao serviço do PS os mesmos talentos que usaram com o PSD"
E então? O nosso panorama político não está pejado de pessoas que se usam umas às outras em função das suas necessidades políticas?
Então o PS e o PSD são de uma promiscuidade atroz!

e então?! qual deve ser o meu papel, considerar que é normal e que está tudo bem? aplaudir se Costa se aliar a Carmona? não pôr um custo político nessas manobras?

"...envenenando a próxima vereação com a sua incompetência, os seus processos pendentes…"
Se ele era assim tão incompetente porque é que mandaram pastar o PSL e o meteram a ele pelo PSD nas últimas eleições? A meu ver incompetente foi quem o escolheu!

pelos vistos, ambos eram incompetentes

Perante isto tudo quem é que tem de cair na real?

toda a gente, mas sobretudo quem perdeu uma câmara municipal. o partido que a detinha. quem era presidente dela e agora canta vitória com um sexto dos votos.

Disponha sempre,

RT

Virus disse...

Eh! Eh! Assim é que eu gosto. :)

Caro RT,

1- Não concordo com tudo o que escreveu sobre Carmona. É um processo de intenção? Não gostou?! Então porque é que o faz aos outros?! Não é agradável quando nos toca a nós pois não? É uma chatice ter que dar explicações com base em fumo não é? - +1 PONTO

2- Um morto já está morto... O meu amigo ainda pode descarregar um carregador de balas nele, e dar mais 10 facadas... isso não faz dele mais morto que o que estava, nem o mata 10 vezes... Está morto! A situação da CML é assim... está morta no que ao respeito diz respeito (passe a redundância)- + 1 PONTO

3- Sempre houve suspeições e casos com a CML. A diferença, e o meu caro deve saber disso melhor que eu, é que a maioria não chegava à praça pública porque a CML era uma coutada do PS e PSD e convinha manter todos contentes. QUando deixaram um Independente concorrer à CML em nome do PSD acabaram com essa coutada, e o resultado foi o que se viu... mais atenção por parte do MP e dos media. Ou não me diga que não sabe a quem pertencem as empresas ligadas (directa e indirectamente) à exploração da EMEL? Não me diga que não sabe quem beneficia com a EPUL? Claro que sabe... melhor que eu até. Suspeições sempre houve. Exposição à opinião pública é que foi só agora porque o Carmona já estava a incomodar! - +1 PONTO

4- Estas questiúnculas de "tachos" sempre existiram na CML (e em todas a Camaras). Mais uma vez a diferença foi a exposição mediática que os partidos (PS e PSD) deixaram que ela tivesse, por conveniência. Mas também é verdade que não abona muito a favor da capacidade de liderança. Aqui hesito. - IGUALIDADE

5- Neste ponto falo na perspectiva de quem está no exterior. Claro que o RT estando mais próximo da fogueira pode ter apercebido situações que não chegaram à total exposição mediática. Aqui dou-lhe todo o benefício da dúvida. - -1 PONTO

6- Os 15% do PSD, ao contrário do que se diz por aí, em minha opinião não foram tanto o Carmona que os comeu, foi mais a abstenção que os comeu. E isso ficou a dever-se à falta de escolhas sensatas para a CML (antes tivesse sido o PSL, agora mandarem vir um tipo de Setúbal?!) e à cada vez maior falta de confiança da direita no seu partido! Isso aliás está bem visivel. - + 1 PONTO

7- Devo recordar-lhe que o maior visado, da CML, deste processo o Fontão de Carvalho foi ilibado das acusações que pendiam (apesar do MP insistir). Portanto estar amarrado a um processo judicial da treta (que era a ideia que eu queria fazer passar) não deve retirar direitos de cidadania ás pessoas. Curiosamente o Sr. da Bragaparques foi pronunciado como corruptor activo mas relativamente ao Zézinho e não aos outros. - +1 PONTO

8- Aí estou de acordo consigo, e apesar de provavelmente estar inserido num meio onde poderá ter (ou não) telhados de vidro, eu não deixo de pensar que isso lhe retira direitos a não gostar e manifestar o seu desagrado... No entanto expõe-se a ataques acusatórios da mesma índole. - IGUALIDADE

9- De acordo. - IGUALIDADE

10- Quem tem de caír mais na real é quem perdeu mais com esta guerra... e aqui quem for verdadeiramente honesto e sério não me pode dizer que não foi outro que não todo o PSD.- IGUALIDADE

O resultado está claro. Discordamos nas razões, mas estamos de acordo nas consequências.

Está disposto meu caro...

Pinho Cardão disse...

Caro Rui Tavares:
Obrigado pelo seu comentário, sereno e educado, que o honra e honra o 4R.
E já que o citei expressamente no meu post, vou publicar a sua resposta num outro texto.
Quanto ao fundo da questão, o Dr. Rui Tavares bem sabe que não critiquei a sua avaliação, pessoal ou política, sobre a competência ou incompetência de Carmona, ou até sobre o seu carácter. Critiquei a alusão que faz aos processos judiciais. Que nem sequer ainda foram validados para serem presentes a Tribunal e muito menos julgados. Por isso, essa alusão é mais uma acha para os julgamentos populares, que os líderes de opinião, como o Dr. Rui Tavares, têm especiais responsabilidades em não atear.
Diz que os processos existem. É um facto. Mas, como também muito bem sabe, as frases não se entendem pelo seu valor facial, mas pelo contexto. E as suas também, naturalmente!...
Obrigado pela sua visita. Esperamos que venha mais vezes!...

rui tavares disse...

Então vamos lá a uma última rodada.

É um processo de intenção? Não gostou?! Então porque é que o faz aos outros?! Não é agradável quando nos toca a nós pois não? É uma chatice ter que dar explicações com base em fumo não é? -

Há uma diferença entre um processo de intenção e uma constatação. Uma coisa é supor que eu só escreveo o que escrevi por ter ligações a partidos ou um job à espera na câmara. Isso é um processo de intenção. As duas coisas até poderiam ser verdade (nenhuma delas é) mas um observador exterior não pode inferir se eu escrevo mal de carmona PORQUE tenho A ou B À minha espera. Ainda se fosse impossível dizer mal de Carmona sem ter tachos à espera... infelizmente para a cidade, achar razões para não gostar de Carmona é fácil. E só para clarificar: já escrevo que Carmona é o pior presidente da CML desde há um ano, e antes dos escândalos, e sempre disse que ele deveria demitir-se por não estar a aguentar o barco, e achei bem que o PSD lhe tenha retirado a confiacça política. Dizer tudo isto não tem nada a ver com processos de intenções: não faço ideia de se A, B ou C faz o que faz por ser vaidoso, ambicioso ou vingativo. Nem quero saber.

Mas posso, exteriormente, avaliar comportamentos e declarar o que acho sobre eles. Olhando para a CML de Carmona vi favoritismos, vi velhacarias, vi incompetência num grau extremo, vi Lisboa arrastada e paralisada por causa de suspeitas de corrupção, etc. Tudo isto são constatações, para mim e (estou certo que os resultados eleitorais reflectem isto) para a maioria dos lisboetas. Haverá talvez uma minoria relevante (e respeitável) que acha que Carmona foi um excelente presidente da CML, que digo eu, um santo homem! Mas são 16%. Todos os outros votaram para o afastar.

Agora a acusação de que confundo o plano do arguido com o do culpado. É falso; eu culpo Carmona de muitas coisas (as tais velhacarias, incompetência, etc.) mas não lhe atribuo culpas que devem ser averiguadas por quem de direito. Para mim é como se ele fosse inocente, ponto final.

Mas o meu trabalho naquela coluna é fazer análise da situação política. Ora Carmona viu ser-lhe retirada a confiança política do PSD por causa de ser arguido num processo que tem a ver com a CML (e por nem se ter dignado comunicá-lo aos seus munícipes, o que não sei se colocarei na coluna da velhacaria ou na da incompetência ou na da vergonha). Do ponto de vista político, acho natural que os restantes actores procurem distanciar de tal panorama. Já viu se Costa se coliga com Carmona e lhe dá um pelouro importante. Gabriela e Feist também entram na maioria governativa da CML. Daqui a uns meses, fica-se à espera de serem acusados. Câmara em suspenso. A coligação aguenta, não aguenta? Não foram pronunciados, que alivio. Ou então foram. Gabriela já disse que fica em qualquer situação. Carmona fará provavelmente o mesmo. Meses de julgamento. A CML sob fogo dos media, de três vereadores de esquerda mediáticos, do PSD exigindo que o PS faça o mesmo que eles fizeram quando Carmona foi constituído arguido...

Sinceramente, o que é melhor para todos e para Carmona é que ele os seus vereadores fiquem na oposição. Aí poderá provar mais facilmente que foi o melhor presidente da câmara possível (que digo – um santo homem) e que se santificou mais ainda na oposição, sem querer ir para o poleiro. Infelizmente, ele demonstra bastante (e Feist ainda mais...) querer ir para o poleiro.

Bem, um abraço e boa discussão.

Virus disse...

Caro RT,

de facto confirma-se... pensamos o mesmo, mas chegámos lá por caminhos diferentes!

Gosto disso... Só confirma uma coisa no fim de contas:

- Carmona foi mau para Lx;
- Lisboa continua na m#$%a (e cheira-me que assim vai ficar);
- PSD da Distrital só fez caca e perdeu a capital p/ o PS;
- PSD Nacional precisa de mudar radicalmente de vida, senão 2009 já era e nem em 2013 lá chegam!
- Uma máxima de valor para quem se dedica à política é "If you can't stand the heat, then you'd better stay out of the kitchen!".

Quem se deve estar a rir às bandeiras despregadas é o PSL!...

Pinho Cardão disse...

Não, ouvi há pouco dizer na rádio que o PSL está a reflectir há dois dias!... Agora quem se ri, sou eu!...